sábado, 3 de maio de 2008

Perguntar o caminho

Pois bem, por estes dias a minha cidadinha anda numa roda viva, não há espaço nos hotéis nem para uma agulha. Temos a cidade cheia de estrangeiros que perguntam o caminho para chegar a determinado sítio. Ora bem, diz que aquilo dos homens se recusarem a perguntar o caminho já não é bem assim. Eles perguntam. Comigo passou-se assim:

- Boa tarde. Sabe dizer-me como chego à clínica dentária xpto (não me lembro do nome)?
- Sim, vai descer esta rua e depois vira na primeira à direita.
- Certo, vou para baixo e viro na primeira à direita. E viro já nesta?
(Esta era uma rua imediatamente à esquerda)
- Não. Vai sempre para baixo, nesta rua e depois vira na primeira à sua direita.
- Quer dizer que não viro aqui já nesta?
(A tal rua à esquerda)
- Não, não vira, mantém-se nesta rua e vira na primeira à direita.
- Ok, obrigada e boa tarde.

E segue viagem... " burro", pensei eu... então não é que o senhor virou para a rua da esquerda?!

A grande questão: se ia virar para um sítio que eu disse que não era para virar, porque parou para perguntar?

Eu fui bastante específica...se calhar estava a tentar combater a mania que os homens têm de não perguntar o caminho, mas caiu em tentação e, mesmo com as minhas instruções, decidiu ir por onde já tinha pensado que deveria ir... assim sendo, não valia a pena ter parado, ter-me feito perder 3 preciosos minutos da minha vida a dizer-lhe para ir em frente e depois virar à direita, se o que lhe apetecia mesmo era virar à esquerda.

Neste ponto sou muito parecida com os homens. Eu também me recuso a perguntar o caminho. Só quando estou mesmo, mesmo aflitinha. Também sou contra os gps. Acho imensa piada a perder-me num sítio novo. E depois há aqueles sítios que já conheço, mas que sempre que lá vou, perco-me. Fatal como o destino... não deixa de ter piada porque sempre que me perco nestes sítios que já conheço, penso: "Olha, já me perdi exactamente aqui. Agora já sei o caminho".

Afinal, é sempre divertido a gente perder-se um bocadinho...

Sem comentários: