terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia Mundial da Criança

Diz que há já mais de um ano que aqui não vinha... falta de tempo porque ideias e coisas para dizer não me faltam.

Diz que hoje é o Dia Mundial da Criança e por mais barulhentas, chatas, queixinhas, mal-criadas, exageradas, mentirosas, preguiçosas... e até violentas que sejam... são o que alegra as nossas vidas. Já dizia o outro senhor, num dos seus acessos de sei lá o quê: "Bela é a poesia, a música e a dança, mas o melhor do mundo são as crianças".
Hoje é o Dia Mundial da Criança, e realizaram-se milhentas actividades, para as quais tantos profissionais da educação tanto trabalharam, às quais alguns pais mais presentes ou desocupados se limitaram a assistir e das quais poucas crianças gostaram, porque estava muito calor, porque tinham de correr muito, porque tinham sede e fome...

Depois de quase 12h de pé e durante o merecido banho, pensei que, deixando de fora o facto de que, se não fossem elas, eu não tinha trabalho, penso que o dia de hoje deveria ser feriado. Neste dia deveria ser dado às crianças o presente que elas mais precisam: a companhia dos pais.

Diz que deveria ser feriado para que, em vez de ser eu a puxar pelos meus alunos que participam na corrida, em vez de ser eu a dar-lhes de beber sempre que têm sede, em vez de ser eu a mandá-los para a sombra e pôr o chapéu, deveriam ser os seus pais a fazê-lo... mas isso os pais também fazem... menos vezes que eu.

Mas acima de tudo, hoje deveria ser feriado porque, em vez de ser eu a atacar os meus alunos com cócegas, em vez de ser eu a receber os seus abraços e beijos, em vez de ser eu a cantar com eles, em vez de ser eu a compôr-lhes o rabo de cavalo e as tranças, em vez de ser eu a limpar as suas lágrimas e alegrá-los, em vez de ser eu a ir buscar-lhes um gelado e a pintar-lhes a cara com brilhantes...deveriam ser os seus pais a fazê-lo... mas isso os pais também fazem... menos vezes que eu.


Sem comentários: